No período de 17 a 28 de janeiro de 2022, o  Instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Capitão de Infantaria Thiago Brandão Wunderlich, participou como aluno do Curso de Cooperação Civil-Militar (CIMIC) para Oficiais de Estado-Maior (Civil Military Cooperation Staff Officer Course) realizado no Peace Support Training Centre (PSTC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso teve por objetivo permitir o desempenho de funções de chefe ou de adjunto da Seção de Cooperação Civil-Militar (G9/S9), nos níveis operacional e tático, envolvendo o planejamento, a direção e o fornecimento de informações de CIMIC para o processo de planejamento operacional (Operational Planning Process – OPP).

A participação de instrutores do CCOPAB em atividades desta natureza no exterior vai ao encontro da visão de futuro do Centro Sergio Vieira de Mello de ser uma referência internacional na promoção da excelência do preparo de recursos humanos para operações de paz e desminagem humanitária.

Cabe destacar que o CCOPAB possui reconhecimento internacional de seu Estágio de CIMIC, que foi certificado pelo Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas em 2018.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).