A cerimônia de encerramento do 25º Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação (CNEG), no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos (SP), aconteceu dia 29 de setembro. A solenidade foi presidida pelo Oficial pertencente ao efetivo do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e Instrutor do Curso, Coronel Intendente Diógenes Lima Neto, acompanhado pelo Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel Henriques de Oliveira Farias e do Chefe da Divisão de Ensino do Instituto, Tenente-Coronel Aviador Abel de Castro Laudares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2210614012403104O CNEG 2022, realizado pela primeira vez na modalidade semipresencial e com duração de três semanas, teve sua aula inaugural proferida pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. A primeira semana de curso consistiu de instruções no formato de videoconferência e as duas últimas semanas foram de aulas presenciais no ILA, quando os 16 alunos (sendo dez da Força Aérea Brasileira e seis do Exército Brasileiro) puderam absorver importantes conceitos de diversas disciplinas, como por exemplo, práticas cambiais, aquisições no exterior e contratos administrativos. Os discentes também tiveram a oportunidade de aprender conceitos e realizar práticas de Negociação, por meio de trabalhos de grupo.

i2210614065406328O curso é realizado pelo ILA desde 1995 e possibilita que os Oficiais concludentes desenvolvam competências específicas para o exercício de funções em organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER) no exterior. O curso também está voltado aos Oficiais que trabalham em Organizações Militares sediadas em território nacional e que participam, rotineiramente, de contratações internacionais ou realizadas no exterior, da gestão desses contratos, da proposição de contratos de financiamento em bancos estrangeiros e de atividades alfandegárias.

De acordo com o Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel, o CNEG, em 2022, com o apoio do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e de outros Órgãos de Direção Setorial do COMAER, passou por importantes atualizações, de forma a se adequar à nova legislação federal que estabelece normas gerais de licitação e contratação, cujo novo marco legal, a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, entrará em vigor em 2023 e revogará integralmente a legislação atual (Lei nº 8.666/1993).

i2210614011905392“O CNEG proporcionou experiências e instruções de alto nível, durante essas três semanas, por meio de metodologias, conceitos e modernas práticas de negociação. Ademais, permitiu a valiosa troca de experiência com companheiros do Exército Brasileiro e com instrutores de diversas Unidades da FAB, que incrementaram, sobremaneira, o aprendizado do curso”, ressaltou o aluno do CNEG, Capitão Aviador Alexandre Correa de Freitas.

Fotos: Soldado Battaglia / ILA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).