INPE/MCTI participa da Cooperação Internacional em desastres

blank

Google News

O Programa Disasters Charter é um consórcio internacional de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais em situações de emergências causadas por desastres naturais em todo o mundo. O INPE faz parte dessa Cooperação Internacional, Carta Internacional Espaço e Grande Desastres (conhecido como Charter), desde outubro de 2011.

As agências espaciais que trabalham dentro do Charter unem forças para adquirir imagens de satélite o mais rápido possível, dedicando-se a garantir que os dados estejam disponíveis para uso humanitário.

Uma Ativação do Charter é iniciada por um Usuário Autorizado (UA) (24 horas por dia, 7 dias por semana). Os Usuários Autorizados são as agências responsáveis pelo gerenciamento do desastre em cada país. Com a Ativação, o Charter é mobilizado automaticamente para obter recursos de satélite, com imagens e mapas informativos.

O Brasil, por meio do INPE, fornece dados dos satélites da série CBERS e recentemente incorporou os dados do CBERS-4A para disponibilidade de imageamento. Em breve também disponibilizará as imagens do Amazonia-1. Na semana passada foi noticiado na página do Charter a disponibilidade da série CBERS e da série Amazônia no apoio ao Charter. Veja a Newsletter aqui.

O INPE fornece imagens para o Charter desde agosto de 2018, que totalizam até o momento quase 100 imagens utilizadas para gerar 26 produtos finais em atendimento a 14 desastres na Ásia, África e América do Sul.

Na Cooperação Internacional Carta Internacional Espaço e Grande Desastres há um rodízio de Agência Espacial líder na condução dos trabalhos de organização. Nos últimos 06 meses (Setembro/20 a Março/21) foi a Agência Espacial do Japão JAXA e, desde Abril/21, a Agência Espacial Indiana, ISRO está conduzindo os trabalhos. O INPE será a próxima Agência Espacial líder no período Outubro/21 a Março/22.

Fonte: Portal BIDS

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!