A Marinha do Brasil, sempre atenta às novidades e avanços tecnológicos, marcou presença em um evento de grande relevância para o setor de defesa do país. Entre os dias 15 e 17 de agosto, a Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) participou da 21ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID). O encontro, que ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo, teve como principal objetivo discutir e apresentar projetos que possam ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a indústria nacional de defesa.
Parcerias Estratégicas para o Futuro
O evento, promovido pelo Ministério da Defesa (MD) e organizado pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), contou com a presença de representantes das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Essa diversidade de participantes reforça a importância da colaboração e da troca de experiências entre diferentes setores para impulsionar a inovação no país.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Projetos e Colaborações para um Brasil Mais Forte
Durante o encontro, a DGDNTM teve a oportunidade de apresentar projetos considerados integradores ou interoperáveis. Além disso, buscou-se uma maior interação com a Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), com o Exército Brasileiro e com a Força Aérea Brasileira. O objetivo? Garantir que o conhecimento científico se transforme em inovações práticas e em produtos de defesa para o mercado, gerando empregos e contribuindo para a economia brasileira.
REPID 2024: A Vez da Marinha
A REPID é um evento anual, coordenado pelo Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), da SEPROD, do MD. A cada ano, uma das Forças Armadas é responsável por sediar o encontro. Em 2023, a Força Aérea teve essa honra. No entanto, em 2024, será a vez da Marinha, mais especificamente da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), sediar o evento em São Paulo, no mês de julho.