Inovação e segurança: Torre Digital do DTCEA Santa Cruz é pioneira na América Latina

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, abriga a primeira Torre de Controle Digital da América Latina, um marco tecnológico implantado em outubro de 2019 pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Com uma infraestrutura de 16 câmeras fixas e monitores de alta definição, a torre garante maior eficiência e segurança nas operações aéreas.
Tecnologia e Infraestrutura da Torre Digital
A Torre de Controle Digital em Santa Cruz é composta por uma sofisticada rede de 16 câmeras fixas, incluindo três câmeras com a tecnologia Pan Tilt Zoom, que permitem aumentar a imagem em até 24 vezes para obter mais nitidez de objetos distantes. Essas câmeras, estrategicamente posicionadas ao redor da área de controle, proporcionam uma cobertura visual de 360 graus. As imagens capturadas são projetadas em 14 monitores de 55 polegadas de alta definição, proporcionando aos controladores uma visão detalhada e abrangente da pista e suas proximidades.
“Os nossos controladores realizam o controle de tráfego aéreo por meio de imagens projetadas em monitores de alta definição. As imagens são captadas por câmeras fixas e móveis que cobrem 360 graus de visualização da área a ser controlada”, explica o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz, Capitão Especialista em Comunicações Mario Lucio Antonio Ferreira.
O sistema de câmeras é capaz de seguir automaticamente aeronaves, bem como detectar e acompanhar a movimentação de pássaros e animais na área, reduzindo assim o risco de colisões. A integração dessas tecnologias avançadas com os monitores permite aos controladores uma operação mais precisa e segura, substituindo a visualização tradicional por um sistema digital inovador.
Benefícios Operacionais e Segurança
A implementação da Torre de Controle Digital trouxe diversos benefícios operacionais, elevando a eficiência e a segurança das operações aéreas. Além de realizar todas as funções de uma torre convencional, como fornecer informações de voo, autorizar pousos e decolagens e orientar o taxiamento de aeronaves, a torre digital oferece uma capacidade aprimorada de monitoramento e controle. A tecnologia permite que os controladores visualizem a área de controle com maior clareza e precisão, facilitando a tomada de decisões rápidas e informadas.
A comparação com a Torre Convencional revela significativos ganhos em eficiência. A capacidade de acompanhar automaticamente aeronaves e a fauna nas pistas contribui para a redução de riscos e aumento da segurança operacional. A Segundo Sargento Jéssica Gomes da Rocha Souza Barbosa, a primeira controladora a trocar uma mensagem na Torre Digital, destacou o impacto positivo da nova tecnologia na sua rotina de trabalho, mencionando a melhoria na consciência situacional proporcionada pelos recursos disponíveis nos tablets posicionados à frente dos controladores.
“A tecnologia contribui para uma melhor prestação do serviço de controle do Aeródromo de Santa Cruz e imediações, permitindo também um grande ganho de consciência situacional”, afirma a Sargento Jéssica.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395