Uma comitiva do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou, no período de 27 a 29 de julho, uma visita técnica ao Museu Casa Natal de Santos-Dumont, localizado na cidade de Santos Dumont (MG). Acompanhadas por militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), museólogas do INCAER foram recebidas pelo Presidente da Fundação Casa de Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, com o objetivo de orientar e coordenar a organização do espaço cultural, planejando outras alternativas de se preservar e difundir o patrimônio cultural, material e imaterial do Museu.

A Tenente Museóloga Fabiana Carnevale Maciel destacou a diversidade do inventário e a qualidade de conservação do acervo. “Cabangu é um grande celeiro cultural e histórico não só para Minas Gerais, mas sobretudo para o mundo. Entendemos ser o trampolim do Pai da Aviação para o maior voo da história. Não podemos esquecer que o patrimônio ambiental da região estimula saúde e bem-estar à população. Há muito trabalho a ser feito, mas, não podemos deixar de mencionar os esforços técnicos realizados até agora”, ressaltou.

Coordenadora do espaço há 28 anos, Mônica Castello Branco abordou a missão da Fundação dentro do contexto logístico cultural nacional, e agradeceu pelos esclarecimentos obtidos nessa parceria com a Força Aérea Brasileira. “Esta casa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), e o museu recebia em média 2 mil visitantes por mês. Por isso, para nós é uma grande satisfação receber essa visita técnica do INCAER para que possamos aprimorar ainda mais a preservação dessa linda história e, quando voltarmos à normalidade, receber a população com uma nova abordagem. Obrigado à Força Aérea por esta oportunidade”, destacou.

O acervo, em virtude das medidas de enfrentamento ao COVID-19 ditadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não está aberto ao público. Porém, a EPCAR lançou uma exposição virtual com a finalidade de apresentar a história da vida e da obra de um dos maiores inventores da humanidade.

Museu Santos-Dumont

Oficialmente criado sob a denominação “Museu Santos-Dumont”, pelo decreto nº 5.057, de 18 de julho de 1956, do Governo de Minas Gerais, o Museu de Cabangu é mantido pelo Comando da Aeronáutica, pela Prefeitura Municipal da Cidade de Santos Dumont e pela Fundação Casa de Cabangu.

A casa, construída em 1870, conserva em seu interior objetos pessoais e mobiliário original, alguns produzidos na própria fazenda, fotos que reconstituem a história do inventor, documentos, correspondências, projetos e réplicas de suas aeronaves.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui