INB reinicia produção de urânio em mina na Bahia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A produção de urânio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) será retomada oficialmente hoje, na unidade de extração e concentração do minério em Caetité (BA). Há cinco anos, no mesmo local, a estatal havia interrompido a produção devido à “exaustão” da Mina da Cachoeira. Os trabalhos serão, agora, retomados na Mina do Engenho, após obter licença técnica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e ambiental do Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama).

Para marcar a retomada da produção de urânio em Caetité, o governo programou para hoje cerimônia com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Será feita uma detonação no local, simbolizando o início da lavra a céu aberto.

“A usina já existe no local. Não tivemos que instalar uma nova planta química do zero para produzir o urânio concentrado. O que fizemos foi implantar uma nova frente de trabalho com a estrutura que temos lá”, afirmou Moreira. Segundo ele, a planta atual conta com a capacidade nominal de 400 toneladas por ano, mas a ideia é expandir para 800 toneladas, com investimento adicional de US$ 110 milhões.

Com informações do Valor Econômico

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas