INB Caetité conquista o certificado Laboratory of Excellence pela terceira vez

blank

O Laboratório de Controle Ambiental da Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, em Caetité/BA, recebeu o certificado de “Laboratory of Excellence” pelo terceiro ano consecutivo e conquistou, pela quarta vez seguida, a classificação de satisfatório no programa de proeficiência interlaboratorial denominado ERA, desenvolvido por uma empresa americana de mesmo nome. O programa avalia o desempenho nas análises em relação a outros participantes em todo o mundo com o mesmo conjunto de parâmetros ambientais.

O químico Joel Augusto Moura Porto, responsável pela área certificada na INB, destaca a importância desses programas. “Eles servem como controle da qualidade da metodologia que é empregada nas mais variadas atividades de um laboratório”, avalia. “Além disso, é o caminho à creditação do laboratório que, na busca pelo selo ISO 17025, deve manter o alto grau de confiabilidade nas suas análises, colocando-o em um patamar altíssimo, digamos mundial, na excelência de análises para determinação de urânio, de parâmetros físico-químicos, de ânions, metais traço e demais químicas”, acrescenta Porto.

A metodologia de avaliação adotada pelo ERA consiste no envio de amostras que devem ser analisadas em um prazo especificado. É a precisão e a exatidão dos resultados obtidos que atesta que o laboratório tem capacidade técnica para analisar a concentração de urânio em diversos tipos de amostras. O desempenho é definido como satisfatório, preocupante ou insatisfatório e quando um laboratório consegue o status de satisfatório para todas as análises que se predispôs a realizar, é emitido o certificado de “Laboratory of Excellence”.

Desde 2017, o Laboratório de Controle Ambiental da INB participa deste Programa Interlaboratorial na rodada de concentração de urânio em solo e em água, além de outros parâmetros inorgânicos, sempre ratificando os resultados obtidos em suas análises.

O gerente de Segurança, Radioproteção e Meio Ambiente da unidade em Caetité, Hector Hugo Medrado, acrescenta que, ao demonstrar a confiabilidade analítica do Laboratório de Controle Ambiental da INB/URA, esses certificados conferem maior respaldo às avaliações críticas presentes nos relatórios dos Programas de Monitoração Ambiental enviados aos órgãos licenciadores (Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama) e às partes interessadas.

Fonte: INB

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui