Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu na última semana uma série de testes de tiro ao vivo com o Sistema de Defesa Aérea Barak. Os testes experimentaram as capacidades do sistema em uma variedade de cenários e ameaças, incluindo a interceptação de um alvo balístico de assalto pelo interceptor Barak ER (alcance estendido).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O míssil Barak ER, desenvolvido pela IAI, combina a capacidade de interceptar ameaças de defesa aérea em um longo alcance de 150 quilômetros e alvos balísticos como parte da família de interceptores Barak do IAI de vários alcances. A capacidade de alcance estendido é possível em parte ajustando as capacidades do interceptor e do radar MMR para um alcance de 150 km.

O míssil lançado verticalmente inclui um propulsor, um motor de foguete de pulso duplo e um localizador de radar avançado.

Boaz Levy, Presidente e CEO do IAI: “A evolução das ameaças aerotransportadas em todo o mundo, combinada com mudanças geopolíticas, requer um sistema de defesa aérea avançado, ágil e versátil. O sistema Barak foi comprovado operacionalmente contra inúmeras ameaças, incluindo algumas das mais desafiadoras hoje. A série de testes que concluímos hoje aprimora os recursos comprovados contra uma ampla gama de ameaças. O teste bem-sucedido demonstra ainda mais a robustez do sistema Barak com base na inovação, capacidades tecnológicas e décadas de experiência no desenvolvimento de sistemas de defesa aérea da IAI. A combinação de vários interceptores em um lançador unificado e a modularidade inerente do sistema Barak fornecem uma resposta ideal para o futuro campo de batalha, oferecendo às forças agilidade e flexibilidade operacional sem precedentes”.

Fonte: Comunicação IAI

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).