Quando falamos em Aviação de Busca e Salvamento, um eco ressoa pelos corredores da Força Aérea Brasileira (FAB): “Eu sabia que vocês viriam!”. Essa emblemática frase remete a um episódio ocorrido em 26 de junho de 1967, quando cinco militares foram resgatados após o desaparecimento de uma aeronave C-47 FAB 2068 na imensa selva Amazônica. A operação foi tão marcante que a data foi escolhida para celebrar o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, uma força sempre pronta para salvar vidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

SAR: a especialização em resgate da FAB

buscar 4

Conhecida internacionalmente pela sigla SAR (do inglês Search And Rescue), a Aviação de Busca e Salvamento da FAB é especializada no resgate de vítimas de acidentes aéreos, resgates em alto mar ou em áreas inóspitas, onde só é possível chegar por via aérea. As operações são realizadas com helicópteros como o H-36 e o H-60L, que possuem a capacidade de realizar voos pairados. Já as aeronaves de asa fixa que estão à disposição para as missões de busca são o SC-105, o P-3AM, o P-95 e o C-130.

Esquadrões em prontidão: a cobertura territorial de resgate da FAB

Atualmente, dez Esquadrões integram a Aviação de Busca e Salvamento e estão localizados em todas as regiões do Brasil. Entre eles, destacam-se o 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano e o EAS – Esquadrão PARA-SAR, localizados em Campo Grande (MS); 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão, em Parnamirim (RN); 3º/8º GAV – Esquadrão Puma, 1º/7º GAV – Esquadrão Orungan e 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro (RJ); 5º/8º GAV – Esquadrão Pantera, em Santa Maria (RS); 2º/7º GAV – Esquadrão Phoenix, em Canoas (RS); 7º/8º GAV – Esquadrão Harpia, em Manaus (AM); e 3º/7º GAV – Esquadrão Netuno, em Belém (PA).

Desafios e emoções: o dia a dia da missão de busca e resgate

busca 1

O Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patrício Beserra Garioli, Comandante do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano, detalha os desafios da missão de busca. Ele ressalta que “todo trabalho, todo treinamento e todo emprego do esforço aéreo se fazem válidos quando lembramos que essa abnegação pode ser o único fio que sustenta a vida de alguém”. O espírito e a emoção envolvidos na operação do FAB 2068 ainda alimentam as virtudes dos homens e mulheres que juraram lutar por uma vida.