Em um ato solene de reconhecimento e gratidão, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) prestou uma justa homenagem a um dos últimos heróis vivos da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial. No dia 9 de novembro, em Recife (PE), o senhor Joaquim Patrício de Araújo, ex-combatente que lutou em solo italiano, foi o centro de uma cerimônia que celebrou seu valor e dedicação à causa da liberdade e da democracia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Snapinsta.app 400020149 3555438751391938 4212697154351885336 n 1080

A honraria concedida a Sr. Araújo foi a Medalha Tributo à FEB, uma distinção do Exército Brasileiro que é entregue a personalidades civis e militares que se destacaram na preservação e propagação da memória histórica da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito global. A medalha simboliza não apenas o reconhecimento do passado, mas também a transmissão de valores essenciais para as novas gerações.

O evento foi marcado pela emoção e pelo respeito, refletindo a importância de manter viva a história dos que lutaram bravamente em um dos momentos mais críticos da história moderna. A entrega da medalha e das lembranças pelo CMNE não foi apenas um gesto de honra ao Sr. Araújo, mas também um tributo a todos os que serviram e sacrificaram-se pela nação.

Snapinsta.app 399911431 1375493956736210 6192348032568023519 n 1080

A homenagem a Joaquim Patrício de Araújo reafirma o compromisso do Exército e do CMNE com o legado da FEB e com o dever de recordar e honrar aqueles que, com coragem e honra, defenderam o país e os ideais democráticos em tempos de guerra.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).