Há 26 anos Estagiários das Nações Amigas fazem parte da trajetória do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG

Diplomação dos ENA de turmas anteriores

Em aproximadamente duas décadas, mais de 300 Estagiários das Nações Amigas (ENA) passaram pelos bancos escolares da Escola Superior de Guerra (ESG), sendo eles militares representantes de países como a África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, EUA, Guatemala, Guiana, Inglaterra, México, Namíbia, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Senegal, Suriname, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Diplomação dos ENA de turmas anteriores

O início dessa trajetória remonta ao ano de 1996, quando, em virtude das numerosas solicitações de matrícula de ENA na ESG, particularmente dos países sul-americanos e centro-americanos, foi criado o Curso Especial de Altos Estudos de Política e Estratégia (CEAEPE), com a duração de 20 semanas. Em 2006 adiante, com a extinção do CEAEPE, os ENA passaram a integrar efetivamente as turmas do CAEPE.

Este ano, a turma do curso recebe 5 estagiários estrangeiros, sendo eles militares da Argentina, Camarões, Índia, Paquistão e Togo. Ao longo de 2022, os ENA e os demais estagiários terão a oportunidade de ter contato com palestrantes renomados, realizar visitas à Organizações Militares e empresas nacionais, além de viajar para diversas regiões do Brasil e também outros países.

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O Estagiário Guatemateco Cel Inf Garcia relatou no livro de sua turma (CAEPE-2011) a importância dos intercâmbios militares entre países amigos. “Estes intercâmbios têm como objetivo promover a participação dos militares países amigos para integrar e fortalecer os laços de amizade, conhecer as diferentes realidades sociais e culturais e a importância vital da cooperação em conjunto, para atuar eficazmente em face dos desafios prospectivos. ”, escreveu o estagiário.

No decorrer desses 26 anos, os ENA reconhecem a eficaz atuação do Governo Brasileiro, por meio de seus estabelecimentos de ensino e especificamente a Escola Superior de Guerra, em materializar o espírito dos intercâmbios militares e acolher Oficiais Superiores das Nações Amigas.

Corpo Permanente da ESG e ENA da turma CAEPE-2022. Da esquerda para a direita: CA Guilherme, Cel Talib Hussain (Paquistão), CMG Momha Alain (Camarões), CA Cassiano, Gen Div Katibe, CMG E. Cella Irigoyen (Argentina), Gen Bda Hélio, CMG Rohit Mishra (Índia), Gen Bda Costa Neto e Cel Agbenda E. Kossi (Togo)

O CAEPE

O curso é destinado a preparar civis e militares, do Brasil e das Nações Amigas, para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível da administração pública, em especial nas áreas de segurança e da defesa nacional, desenvolvendo planejamentos estratégicos nas expressões do Poder Nacional.

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Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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