Em aproximadamente duas décadas, mais de 300 Estagiários das Nações Amigas (ENA) passaram pelos bancos escolares da Escola Superior de Guerra (ESG), sendo eles militares representantes de países como a África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, EUA, Guatemala, Guiana, Inglaterra, México, Namíbia, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Senegal, Suriname, Uruguai, Venezuela, entre outros.
O início dessa trajetória remonta ao ano de 1996, quando, em virtude das numerosas solicitações de matrícula de ENA na ESG, particularmente dos países sul-americanos e centro-americanos, foi criado o Curso Especial de Altos Estudos de Política e Estratégia (CEAEPE), com a duração de 20 semanas. Em 2006 adiante, com a extinção do CEAEPE, os ENA passaram a integrar efetivamente as turmas do CAEPE.
Este ano, a turma do curso recebe 5 estagiários estrangeiros, sendo eles militares da Argentina, Camarões, Índia, Paquistão e Togo. Ao longo de 2022, os ENA e os demais estagiários terão a oportunidade de ter contato com palestrantes renomados, realizar visitas à Organizações Militares e empresas nacionais, além de viajar para diversas regiões do Brasil e também outros países.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O Estagiário Guatemateco Cel Inf Garcia relatou no livro de sua turma (CAEPE-2011) a importância dos intercâmbios militares entre países amigos. “Estes intercâmbios têm como objetivo promover a participação dos militares países amigos para integrar e fortalecer os laços de amizade, conhecer as diferentes realidades sociais e culturais e a importância vital da cooperação em conjunto, para atuar eficazmente em face dos desafios prospectivos. ”, escreveu o estagiário.
No decorrer desses 26 anos, os ENA reconhecem a eficaz atuação do Governo Brasileiro, por meio de seus estabelecimentos de ensino e especificamente a Escola Superior de Guerra, em materializar o espírito dos intercâmbios militares e acolher Oficiais Superiores das Nações Amigas.
O CAEPE
O curso é destinado a preparar civis e militares, do Brasil e das Nações Amigas, para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível da administração pública, em especial nas áreas de segurança e da defesa nacional, desenvolvendo planejamentos estratégicos nas expressões do Poder Nacional.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395