Rondonópolis (MT) – O 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC) participou, no período de 6 a 10 de novembro, da Operação Santa Bárbara do Oeste 2, que ocorreu no seu  campo de instrução. O exercício foi planejado e realizado pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO) e contou com a participação de uma bateria de tiro do 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), de integrantes do 6º Batalhão de Inteligência Militar e do 3º Batalhão de Aviação do Exército, além de organizações militares orgânicas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

A atividade teve como objetivos realizar o Período de Adestramento Básico de Unidade (PAB/U), com a execução do tiro real de artilharia, formar um agrupamento-grupo (9º GAC e 18º GAC) e adestrar observadores de qualquer arma na condução do tiro de artilharia.

Na oportunidade, acompanharam as atividades: o Chefe do CCOp/CMO, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho; o Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Moisés da Paixão Júnior; o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Ricardo Santos Taranto; e o Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Kurt Everton Werberich.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao final, foi realizada a análise pós-ação, ferramenta para aperfeiçoamento de procedimentos e mapeamento de oportunidade de melhorias.

Fonte: 18º Grupo de Artilharia de Campanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).