Gabriel Henrique Nunes, um estudante de 11 anos de uma escola municipal em Cuiabá, teve seu sonho de conhecer um quartel do Exército Brasileiro realizado. Seu desejo, expresso em uma carta para a Campanha Papai Noel dos Correios, foi atendido com uma visita ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado na capital do Mato Grosso.

Experiência Inesquecível no Quartel

Acompanhado por sua família e pela diretora da escola, Gabriel teve a oportunidade de vivenciar um dia de soldado. Ele foi recebido com honras e realizou atividades lúdicas, como percorrer pistas de cordas e rastejo, além de um passeio em uma viatura operacional. Vestido com uma camisa camuflada e seu nome gravado, Gabriel expressou sua alegria por realizar esse sonho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inspirado pelo Legado Familiar

A motivação de Gabriel vem de seu avô, Elias de Figueiredo, um combatente da Força Expedicionária Brasileira cujo nome está eternizado em uma praça de Cuiabá. Este legado familiar inspirou Gabriel a seguir os passos do avô e almejar uma carreira militar no Exército.

História e Contribuição do Batalhão Laguna

O 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, conhecido como Batalhão Laguna, tem um histórico de participações importantes, incluindo a campanha brasileira na 2ª Guerra Mundial e a Guerra da Tríplice Aliança. Além disso, contribuiu com voluntários em missões de paz no exterior, como a Força de Emergência das Nações Unidas I e a Missão de Paz das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti.

Celebração e Homenagem ao Exército

Ao final da visita, Gabriel e sua família assistiram a uma apresentação da banda de música do quartel. Emocionado, o jovem prestou continência ao Pavilhão Nacional, demonstrando seu respeito e admiração pelo Exército Brasileiro.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).