Google News

O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou na manhã desta quarta-feira, 29 de setembro, o encerramento da 2ª Conferência Multilateral de Fronteiras (2ª CMF) durante a Formatura no campo de parada Coronel Jorge Teixeira, no contexto de demonstração do apronto em material e pessoal das tropas do CMA.

Presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio, o evento contou com a participação do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, além das delegações da Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Peru e Panamá.

blank

“Os resultados que vimos ontem são excepcionais. Essa é uma oportunidade de interagir com Nações que sofrem com os mesmos problemas fronteiriços e dividir percepções, buscar, na área de inteligência, reforçar nossas informações e operar conjuntamente, ter a sinergia de esforços na busca de nossos objetivos e reforçar a diplomacia militar” destaca o Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio.

A 2ª CMF teve por finalidade dar prosseguimento às discussões iniciadas na 1ª CMF, realizada na Colômbia em 2019, além de estreitar os laços de cooperação e amizade entre os Exércitos participantes. Para o Comandante Militar da Amazônia, General Furlan, foi uma honra para o CMA sediar o evento: “Vamos irradiar daqui todos os ensinamentos e experiências que foram trocadas serão transformadas em normas e procedimentos padrão; e vamos fazer que tudo isso chegue aos Pelotões de Fronteira, e a todas as Brigadas” concluiu.

Nos dias 28 e 29 de setembro, o encontro destacou os principais desafios encontrados para a proteção das fronteiras dos países participantes, oportunidades de compartilhamento das boas práticas e lições aprendidas no trato de questões relacionadas à fronteira, observando-se as individualidades das Políticas de Defesa de cada País; e ainda, para identificar oportunidades de intercâmbios e programas de cooperação que permitam aprofundar a aproximação entre os Exércitos participantes e incrementar medidas de confiança mútua entre as Forças.