Em Três Corações, Minas Gerais, a Escola de Sargentos das Armas promoveu um estágio especial para os alunos, com o objetivo de prepará-los para comandar pequenas frações em situações de combate. Entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro, 496 alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos foram submetidos a uma série de oficinas, práticas e patrulhas, buscando desenvolver habilidades técnicas e atitudinais essenciais para um líder em campo de batalha. O treinamento envolveu situações desafiadoras, exigindo dos futuros sargentos características como liderança, cooperação, persistência e capacidade de comando.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Etapas do Estágio

article 6 5

O estágio foi estruturado em quatro fases distintas. A primeira consistiu em uma instrução preliminar de nivelamento, seguida pela divisão de grupamentos de instrução. A terceira fase levou os alunos até a cidade de São Bento Abade, onde enfrentaram simulações de combate contra forças irregulares. Por fim, os alunos participaram de uma patrulha de combate em área rural. Vale ressaltar que, em maio, já havia sido realizado o Estágio Básico de Instruções Especiais, complementando a formação dos alunos.

Depoimento de um Aluno

article 10 3

O Aluno A Monteiro, representando o Curso de Cavalaria, compartilhou sua experiência durante o estágio. Ele destacou a relevância do treinamento para sua formação, ressaltando o aprendizado obtido ao lado de colegas de diferentes especialidades e a oportunidade de aprender com militares especializados. “Pretendo me tornar instrutor no futuro, e essa experiência me mostrou a melhor forma de transmitir conhecimentos aos meus subordinados”, afirmou.

Integração com a Comunidade

article 12 2

Além do rigoroso treinamento, o Exército Brasileiro sempre busca estreitar laços com a comunidade local. Em uma ação cívico-social, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos para cerca de 50 pessoas da região. Além disso, palestras foram ministradas para aproximadamente 120 crianças e adolescentes em escolas do município de São Bento Abade, reforçando a missão do Exército de promover a integração e o bem-estar da sociedade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).