Forças russas evacuam moradores próximos à central nuclear de Zaporizhia na Ucrânia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Estado-Maior da Ucrânia informou que as forças russas estão evacuando moradores com passaporte russo de localidades próximas à central nuclear de Zaporizhia para as cidades costeiras de Berdyansk e Prymorsk, na zona costeira junto ao Mar de Azov. Segundo as tropas ucranianas, os primeiros evacuados são aqueles que aceitaram a cidadania russa nos primeiros meses de ocupação. A cidade de Enerhodar e a cidade de Melitopol também tiveram moradores evacuados, com milhares de pessoas deixando a cidade em filas de espera de até cinco horas.

Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (Aiea), admitiu em entrevista à BBC que a retirada de residentes próximos à central nuclear pode indicar combates pesados entre forças russas e ucranianas na região. Grossi já havia expressado preocupação com a segurança da central nuclear de Zaporizhia no sábado (6) e considerou que a situação está se tornando mais perigosa.

A central nuclear de Zaporizhia está perto da linha de frente dos combates, e Rússia e Ucrânia têm trocado acusações sobre os ataques ocorridos nas proximidades da instalação nos últimos meses.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas