A atuação dos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em cooperação com a Defesa Civil, já viabilizou o transporte e a distribuição de 188 toneladas de donativos às vítimas das enchentes em Petrópolis, no Rio de Janeiro (RJ). Em oito dias de ações conjuntas com os demais órgãos federais e locais, as Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, realizaram, também, cerca de mil atendimentos médicos em hospital de campanha e desobstruíram 30 vias públicas do município serrano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

INFOGRAFICO_ PETRÓPOLIS_24.02.final.png

Entre as contribuições nos últimos dias, estão o reconhecimento das áreas atingidas por deslizamentos, o vasculhamento e a busca por sobreviventes e desaparecidos, além do transporte de pessoas e o apoio na entrega de alimentos, água, roupas e medicamentos em bairros da região. Os militares foram mobilizados, ainda, em ações de contenção de barreiras, retirada de lama das vias, podas e corte de árvores.

Para auxiliar nas atividades, foram empregados, até o momento, cerca de 130 equipamentos, incluindo viaturas de transporte, ambulâncias, tratores e aeronaves. Em paralelo, foi instalado um centro de controle de tráfego aéreo, que atua na coordenação local, envolvendo, principalmente, o deslocamento de helicópteros.

donativos_petropolis_24.02.2022.jpg

Assistência

As Forças Armadas prestam apoio à Petrópolis desde o dia 16 de fevereiro, quando foi ativado o Comando Conjunto Leste, conforme Diretriz do Ministério da Defesa. Foram empregados, até o momento, 1.100 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Por Rayane Bueno

Com informações do Comando Conjunto do Leste

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).