A Força Aérea Brasileira (FAB) expressa profundo pesar pelo falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Ronald Eduardo Jaeckel, ocorrido na última quinta-feira, 18 de maio, no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília (DF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trajetória Impressionante na FAB

Nascido em 1933, o Tenente-Brigadeiro Jaeckel iniciou sua carreira na FAB em 1951, tendo sido declarado aspirante em 1956 e promovido a Oficial-General em 1986. Destacou-se como um dos “Dijon Boys”, pilotos brasileiros escolhidos para realizar o curso de pilotagem do primeiro avião supersônico brasileiro, o Mirage IIIE/D, na França. O Tenente-Brigadeiro Jaeckel também desempenhou funções como instrutor de voo e comandante de unidades de caça e transporte, sendo o primeiro a comandar o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA).

Cargos Importantes e Contribuições Significativas

Foto 2

Ao longo de sua distinta carreira, o Tenente-Brigadeiro Jaeckel ocupou várias posições de destaque, como Ministro Interino da Aeronáutica, em duas ocasiões (1997 e 1998), Assessor da Organização de Aviação Civil Internacional, Comandante do antigo NUCOMDABRA, Comandante do então Comando-Geral do Ar (hoje COMPREP), entre os anos de 1994 e 1997, e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), de 1997 a 1998.

Um Legado Memorável

Jaeckel também é autor do livro “Voando com o Destino”, onde compartilha suas experiências e trajetória na FAB. Ele costumava enfatizar a importância de manter contato com a Força Aérea em suas conversas.

Homenagens

O velório do Tenente-Brigadeiro Jaeckel será realizado no hangar do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), na sexta-feira, 19 de maio, das 14h às 16h. A FAB, em nome de todos os seus integrantes, expressa condolências e solidariedade aos familiares neste momento de luto.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).