A Força Aérea Brasileira (FAB) expressa profundo pesar pelo falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Ronald Eduardo Jaeckel, ocorrido na última quinta-feira, 18 de maio, no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília (DF).
Trajetória Impressionante na FAB
Nascido em 1933, o Tenente-Brigadeiro Jaeckel iniciou sua carreira na FAB em 1951, tendo sido declarado aspirante em 1956 e promovido a Oficial-General em 1986. Destacou-se como um dos “Dijon Boys”, pilotos brasileiros escolhidos para realizar o curso de pilotagem do primeiro avião supersônico brasileiro, o Mirage IIIE/D, na França. O Tenente-Brigadeiro Jaeckel também desempenhou funções como instrutor de voo e comandante de unidades de caça e transporte, sendo o primeiro a comandar o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA).
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Cargos Importantes e Contribuições Significativas
Ao longo de sua distinta carreira, o Tenente-Brigadeiro Jaeckel ocupou várias posições de destaque, como Ministro Interino da Aeronáutica, em duas ocasiões (1997 e 1998), Assessor da Organização de Aviação Civil Internacional, Comandante do antigo NUCOMDABRA, Comandante do então Comando-Geral do Ar (hoje COMPREP), entre os anos de 1994 e 1997, e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), de 1997 a 1998.
Um Legado Memorável
Jaeckel também é autor do livro “Voando com o Destino”, onde compartilha suas experiências e trajetória na FAB. Ele costumava enfatizar a importância de manter contato com a Força Aérea em suas conversas.
Homenagens
O velório do Tenente-Brigadeiro Jaeckel será realizado no hangar do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), na sexta-feira, 19 de maio, das 14h às 16h. A FAB, em nome de todos os seus integrantes, expressa condolências e solidariedade aos familiares neste momento de luto.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395