A Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu sua missão na Inglaterra ao integrar, com o KC-390 Millennium, outra feira de aviação, desta vez a Farnborough International Airshow (FIA 2022), que aconteceu de 18 a 22 de julho, no Aeroporto de Farnborough. O evento é conhecido como uma plataforma global para a indústria aeroespacial, de aviação e de defesa, sendo tratado como uma oportunidade de crescimento para os negócios, proporcionando aos milhares de visitantes atualização a respeito das inovações tecnológicas apresentadas pelos mais de 1,5 mil expositores de todos os setores e níveis da indústria, representados por 96 países do mundo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2272418402107436O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou a feira, acompanhado por uma comitiva de Oficiais da FAB, como intuito de obter novas visões sobre o ambiente de aviação e de defesa. “Estamos com uma equipe multidisciplinar, como estivemos na RIAT 2022, com a presença de Comandantes de Unidades de treinamento de helicóptero e de transporte, além da Academia para ver as áreas de plataformas, sistemas, armamento. O que fazemos aqui é nos atualizarmos para casar com nossos aspectos operacionais, o que facilita na hora de especificarmos requisitos técnicos e logísticos para o nosso futuro. Em todos os níveis, a Farnborough 2022 retoma essa dinâmica do mundo aeronáutico e espacial” destaca o Oficial-General.

i2272221474804544O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou de uma reunião com representantes da Airbus, empresa aeroespacial e bélica. O Diretor Executivo da Airbus Helicopters, Bruno Even, destacou a satisfação de encontrar com o Comandante da FAB. “Estou feliz de ter tido a oportunidade de reencontrar o Comandante durante o Salão da Farnborough. Existe uma relação de confiança e parceria entre a Airbus Helicopters, a Força Aérea Brasileira e as Forças Armadas do Brasil há muito tempo”, disse o Executivo.

Voltada para a aviação comercial e de linhas aéreas, a FIA 2022 também contou com a presença de militares e representantes de Forças Aéreas de diferentes países, que desejavam incrementar sua frota, buscando inovação, tecnologia e constante desenvolvimento. i2272219101505490

Conforme a organização da FIA 2022, a feira apresenta uma oportunidade de reunir, discutir e questionar os principais problemas que afetam o mundo por meio de uma lente aeroespacial, bem como promover mudanças positivas no setor.

Assim como ocorreu na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022), em que a FAB também participou, o evento em Farnborough contou com shows aéreos e sobrevoos de diversas aeronaves.

Exposição do KC-390 da FAB

i2272219102803546A FAB participou da feira expondo o vetor KC-390 Millennium, aeronave fabricada e desenvolvida pela empresa brasileira Embraer, que teve um estande, no qual foram expostos outros vetores.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos e vídeo: Suboficial Manfrin  CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).