Brasília (DF) – Em 15 de dezembro, foi realizado nas instalações do Espaço de Trabalho e Interativo de Doutrina (ETID), um webnário, sob a coordenação do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), com o tema: “O Emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) das categorias 0 e 1.”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo foi apresentar conhecimentos e experiências sobre o emprego desses sistemas, que serão objeto de Experimentação Doutrinária em 2023, no âmbito da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L Amv), da 15ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (15ª Bda C Mec) e da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl).

Imagem 4

A atividade contou com apresentações de oficiais de ligação nos Exércitos dos Estados Unidos da América (EUA) e da França, que discorreram sobre como os Exércitos daqueles países empregam esses sistemas e formam seus operadores.

Também foram apresentadas experiências anteriores de empregos no Exército Brasileiro, como o SARP Catg 1 HORUS -100 na Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), a cargo do Major Costa Neto, da Companhia de Precussores Paraquedista (Cia Prec Pqdt) e de SARP Catg 0 pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), feita pelo Tenente-Coronel Odilson de Mello Benzi, do C Dout Ex.

Dentre a assistência, destaca-se a participação de integrantes do Comando Militar do Sul (CMS), do Comando Militar do Sudeste (CMSE), da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), da 12ª Bda Inf L (Amv), da 15ª Bda C Mec, da 23ª Bda Inf Sl, da 4ª Brigada de Infantaria de Montanha (4ª Bda Inf Mth), da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada Escola (9ª Bda Inf Mtz Es), do Comando de Aviação do Exército (C Av Ex) e do 1º Batalhão de Guerra Eletrônica (1º BGE).

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).