Membros do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx) participaram,  no período de 18 a 21 outubro de 2021, do Intercâmbio de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) com a Guarda Nacional de Nova Iorque do Exército dos Estados Unidos da América. O objetivo do intercâmbio foi compartilhar, entre os Exércitos Brasileiro e dos Estados Unidos, as melhores práticas e técnicas, táticas e procedimentos para as operações de DQBRN, com demonstração de doutrina, capacidades e coordenação entre agências.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Militares do Estado-Maior do Exército e do Comando de Operações Terrestres, especialistas em DQBRN, realizaram um intercâmbio com integrantes da 222ª CBRN COY, da Guarda Nacional de Nova Iorque, sediada no Fort Hamilton, em Nova Iorque (EUA) e com integrantes do 24º Civil Support Team. Os especialistas do Fort Hamilton conduziram um brieffing sobre as capacidades em defesa química, biológica, radiológica, nuclear e explosivos  (CBRNE), que foi seguido de discussões e demonstrações de técnicas, táticas e procedimentos em  detecção, reconhecimento e descontaminação em um ambiente QBRN. Foi realizado, ainda, um exercício interagência em uma estação do metrô de Nova Iorque.

A atividade foi difundida por mídia social (Instagram) oficial do Exército dos EUA. Acesse as publicações no link 1 e no link 2.

Fonte: COTER
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).