Na manhã desta sexta-feira, 24 de maio, um comboio com 22 viaturas do Exército Brasileiro partiu de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul. O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhou a saída da frota.

Mobilização e Logística

blank

Inicialmente, 52 militares estão envolvidos na missão. Em Uberlândia (MG), mais quatro militares e duas viaturas irão se juntar ao efetivo. O deslocamento começou às 7 horas e a previsão de chegada em Porto Alegre é na tarde do dia 28.

Histórias de Dedicação

Entre os militares, o Subtenente Alessandro, natural de Santa Maria, integra a missão pelo 16º Batalhão Logístico. Ele expressou seu orgulho e honra em participar da operação, especialmente por ser gaúcho e ter amigos afetados pelas enchentes. “É uma oportunidade que tenho para auxiliar nessa função tão importante que o Exército tem junto à sociedade”, afirmou.

O Cabo Josef, também do 16º Batalhão Logístico, compartilhou sua ansiedade e satisfação em participar da missão, a mais longa de sua carreira no Exército. “Estou bem ansioso para chegar lá no sul com o apoio que o nosso comboio está levando”, comentou.

Compromisso com a Solidariedade

O General Tomás destacou a operação como parte de um grande esforço logístico para transportar donativos ao Rio Grande do Sul, ressaltando o senso de solidariedade do povo brasileiro. “Em cinco dias vocês vão estar lá, daqui a pouco voltam e outra equipe vai levar mais materiais, com certeza, porque o Exército Brasileiro não para”, enfatizou o General. Ele destacou que aproximadamente 12 mil militares estão envolvidos na operação.

Carga e Histórico de Envio

A carga total do comboio é de aproximadamente 320 toneladas. Somando-se aos comboios enviados nos dias 11 e 22 de maio, mais de 600 toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul apenas de Brasília.

Operação Taquari 2

Desde 30 de abril, o Exército Brasileiro tem atuado no apoio à população gaúcha afetada pelas enchentes. As principais ações incluem resgate e transporte de desalojados, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de refeições, mantimentos, medicamentos e água potável.