Oriundos de sete Organizações Militares do Rio Grande do Sul, os blindados foram doados oficialmente em uma solenidade, que ocorreu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento/RS, fronteira oeste do Estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Primeiramente, os Comandantes assinaram o termo de entrega e recebimento do material, oficializando a doação. Depois, no pátio de formaturas, foi feito o ato simbólico com a entrada dos blindados e a troca de guarnições, da brasileira à uruguaia. Além disso, um momento único marcou a solenidade, quando as tropas cantaram, juntas, os hinos de ambos os países.

WhatsApp Image 2022 12 08 at 1437402

“Nossa fronteira não é uma divisão política. É um ponto de encontro de cooperação entre as sociedades brasileira e uruguaia. É a certeza de que, se tivermos no futuro um problema conjunto, vamos trabalhar ombro a ombro para resolver. E assim dure para sempre”, disse o Comandante Militar do Sul, General Soares.

De acordo com o Comandante do Exército Nacional do Uruguai, a doação é bem-vinda e simboliza a confiança que existe entre os dois exércitos. 

“ É uma grande ajuda. É um ato de confiança mútua e o Exército Uruguaio retribuirá cuidando muito bem desse material bélico, com capacitações, treinamentos e operando em zona de fronteira. Hoje, vamos nos aproveitar do lema principal do Exército Brasileiro, recebemos da nação parte do seu Braço Forte, com uma clara expressão de sua Mão Amiga”, completou o General Fregossi.

WhatsApp Image 2022 12 08 at 1341301 WhatsApp Image 2022 12 08 at 1341302 WhatsApp Image 2022 12 08 at 134130

Os blindados Urutu e M-108 pertencem ao Exército Brasileiro desde a década de 1970, mas aos poucos estão sendo substituídos por novas e modernas viaturas. O veículo Urutu é um blindado versátil, leve e de fácil manutenção. Já o M-108, proporciona poder de fogo.

A doação, realizada nesta quarta-feira (7), foi aprovada pelo Poder Executivo em razão de um acordo entre os dois países (Lei 14.449/22, publicada no Diário Oficial da União de 15 de setembro de 2022). Esta não foi a primeira vez que viaturas foram doadas. Em 2018, a Força Terrestre entregou 25 Viaturas Blindadas de Combate M41 ao Exército Uruguaio. 

“A relação entre os Exércitos Brasileiro e Uruguaio já vem de muitos anos. É uma relação de amizade, uma relação que foi forjada até nas atividades equestres, atividades hípicas e, que a gente mantém, principalmente aqui na fronteira”, finalizou o General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, Comandante da 6ª Divisão de Exército (6ª DE).

Além de autoridades militares, participaram também da solenidade a cônsul-geral do Brasil no Uruguai, Ana Lélia Benincá Beltrame, o presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, vereador Aquiles Rodrigues Pires, o secretário de Administração do município, Evandro Barbosa, representando o Poder Executivo local e o inspetor-chefe da Receita Federal, Adílson Valente.

Texto: Tenente Nathalia King
Fotos: 3º Sargento Simas
Cabo Florindo

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).