O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/1948” concluiu a avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, entre os dias 20 e 24 de março, com a tropa especializada do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), em São João del Rey-MG. A atividade contou com a participação de militares da organização militar, engenheiros do CAEx e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), além de engenheiros e técnicos da empresa OPTO, fabricante do equipamento.
Testes em ambiente de montanha e resistência do equipamento
O objetivo da avaliação foi testar o Monóculo de Imagem Termal OLHAR em ambiente de montanha, por meio de marcha em escalada por rapel, a fim de realizar exercício de simulação do monitoramento de Região de Interesse para a Inteligência (RIPI) ao longo do itinerário. Durante a atividade, foi verificado se havia ou não ocorrência de atividade inimiga que confirmasse ou negasse uma linha de ação do oponente. Além disso, a resistência do equipamento foi testada contra choques mecânicos com rochas e solo e sob baixas temperaturas, entre 18° e 20° Celsius.
Avaliação em condições operacionais extremas
A avaliação operacional do Monóculo de Imagem Termal OLHAR, em São João del Rey, permitiu ao Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), testar o equipamento em condições operacionais extremas na detecção de pessoal e de equipamento militar. Essa análise é fundamental para atender aos requisitos previstos no contexto do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA).
A conclusão da avaliação operacional do Monóculo OLHAR é um passo importante para o Exército Brasileiro no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias que visam melhorar a capacidade de monitoramento e detecção em ambientes desafiadores. Essas iniciativas reforçam o compromisso das Forças Armadas na busca por inovação e modernização de seus equipamentos, garantindo maior eficiência e segurança em suas operações.