Neste 8 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Magistério Militar. A data celebra os profissionais que trabalham pela difusão do saber, da cultura e dos valores militares aos alunos dos inúmeros estabelecimentos de ensino da Força. Atualmente, as atividades do Magistério Militar são desempenhadas por oficiais de carreira, oficiais técnicos temporários, oficiais da reserva remunerada e professores civis.

Após a queda do Regime Monárquico, no século XIX, o ensino militar do Exército foi marcado por reformulações com o objetivo de desenvolver conhecimentos militares pautados na prática e na linha científica – com predominância da Matemática e das Ciências Físicas. O novo modelo de ensino enriqueceu a Real Academia Militar da época.

O Primeiro-Tenente Ivan Saigg, oficial de Magistério/Português da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), destacou as virtudes do Magistério Militar na instituição em que atua. “A missão é ensinar habilidades e conhecimentos específicos ao mesmo tempo que se promove a internalização constante da ética e dos valores militares pelos cadetes, pois esses são os elementos decisivos para a formação profissional”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Patrono

O Dia do Magistério Militar é comemorado no dia do aniversário de nascimento do Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, reconhecido pela carreira e dedicação como educador militar e Patrono do Magistério Militar desde 1962.

Nascido em 1853 em Desterro (atual Florianópolis), Santa Catarina, Trompowsky foi aluno da Escola Militar e, posteriormente, tornou-se Doutor em Ciências Físicas e Matemáticas. Ele ainda foi Comandante do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Comandante da Escola Militar da Praia Vermelha, Adido Militar junto às delegações brasileiras na Grã-Bretanha, Suíça e Itália, Professor Assistente de Analítica e Cálculo – inclusive do então aluno Benjamim Constant –, além de Delegado Técnico e Assessor de Rui Barbosa na Conferência Internacional da Paz em Haia, na Holanda.

Mesmo quando já era possuidor de grande trajetória profissional, Trompowsky dedicou-se aos estudos, na Europa, dos progressos do ensino militar tático e técnico, trazendo o conhecimento para o Brasil e aplicando-o em estabelecimentos de ensino do Exército. Trompowsky foi reformado por lei compulsória em 1919, no posto de Marechal, o mais alto posto das Forças Armadas. Transcendendo o universo pedagógico militar, o brasileiro teve o seu nome enaltecido como matemático por intermédio de uma de suas obras, “Lições de Geometria Integral”, que fora adotada nos melhores centros universitários da Europa e das Américas. O Marechal Trompowsky faleceu em 1926.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).