Exercício COURAÇA/2023: Aperfeiçoando a Força de Prontidão do Brasil

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma recente ação militar ocorrida na cidade de Santa Maria, RS, entre os dias 25 e 27 de julho, o 1º Regimento de Carros de Combate (1° RCC) realizou o Exercício COURAÇA/2023. A iniciativa constituiu em um adestramento no terreno em que a Força-Tarefa nível subunidade da Força de Prontidão (FORPRON), executou operações ofensivas. Tal exercício foi essencial na busca por aprimorar as técnicas, táticas e procedimentos das unidades envolvidas.

As Unidades Envolvidas no Exercício

No exercício estiveram envolvidos: dois Pelotões de Carros de Combate do 1° RCC, um Pelotão de Fuzileiros Blindado do 29º Batalhão de Infantaria Blindado, um Grupo de Engenharia do 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado e um oficial observador avançado do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. Também participaram como força oponente, um Pelotão do 6° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. A variedade de unidades envolvidas reflete a importância da cooperação interdepartamental na prática militar.

A Execução do Exercício COURAÇA/2023

O exercício foi iniciado com o recebimento da Ordem de Operações do Comando do Regimento, seguido pelo planejamento, aprestamento do material individual e coletivo, e o deslocamento para o Campo de Instrução de Santa Maria. A culminação do exercício se deu com a execução de um ataque coordenado, colocando à prova as habilidades e técnicas aprimoradas durante o treinamento.

Os Resultados e Futuro da Força de Prontidão

O Exercício COURAÇA/2023 representou uma oportunidade significativa para a Força de Prontidão do Exército Brasileiro. O 1° RCC, como uma organização militar orgânica da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, é a única grande unidade do Rio Grande do Sul que é FORPRON do Exército Brasileiro. A experiência adquirida nesse exercício servirá para fortalecer a FORPRON e otimizar suas operações ofensivas no futuro.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas