Cabo de Santo Agostinho (PE) – No dia 20 de setembro, o 14º Batalhão Logístico, Batalhão Diogo Camarão, recebeu, na região do sítio histórico “Ruínas Quartel Velho e Forte Castelo do Mar”, alunos do ensino fundamental para uma aula de campo. Durante a atividade, os alunos puderam observar o trabalho de preservação e fortalecimento dos valores, tradições e das memórias do Exército Brasileiro.

Os sítios históricos Ruínas Quartel Velho e Forte Castelo do Mar, também conhecido como Forte de Nazaré, estão localizados no Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti (PMAHC), no município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do estado de Pernambuco e faz parte da área metropolitana do Recife.

Diogo Camarão, patrono do 14º B Log, teve papel fundamental no estabelecimento do Arraial Novo de Bom Jesus, no cerco à cidade do Recife e na conquista das fortalezas inimigas, particularmente as de São Francisco e do Pontal de Nazaré (que dominava o acesso ao porto do Cabo de Santo Agostinho) durante a Batalha dos Guararapes.A posse do Forte do Pontal de Nazaré, também conhecido como “Castelo do Mar”, foi de fundamental importância para as forças patriotas, particularmente pela importância logística do porto do Cabo de Santo Agostinho para o suprimento das tropas luso-brasileiras.

Os sítios históricos fazem parte da área de responsabilidade do Batalhão Diogo Camarão.

Fonte: 14º Batalhão Logístico

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui