Brasília (DF) – O Centro de Controle Interno do Exército promoveu um estágio de auditoria interna governamental, no Quartel-General do Exército, nos dias 26 e 27 de outubro. Voltado para militares e servidores civis do Sistema de Controle Interno do Exército, o evento teve como tema “A Auditoria Interna Governamental e a Inovação na Evolução do Gerenciamento de Dados”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o estágio, diversas autoridades de dentro e de fora da Força ministraram palestras acerca de temas como governança pública e integridade; perspectivas atuais da utilização de tecnologias pela administração pública federal; o trabalho de consultoria na auditoria interna; auditoria financeira; o futuro da auditoria interna; responsabilização e dano ao erário, dentre outros.

O Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General de Exército Stumpf, realizou a abertura e ressaltou a importância da atividade. “É muito importante reforçarmos a capacitação do nosso pessoal no que se refere à auditoria. Cada vez mais, os gestores públicos são objeto de fiscalização. Trabalhamos melhor quando somos fiscalizados, mas para trabalharmos bem precisamos conhecer profundamente nossa atividade. Este estágio ajudará a fortalecer nossa instituição”.

Também compareceram à abertura dos trabalhos o subsecretário de Economia e Finanças do Exército, General de Divisão Aires, e o Chefe do Centro de Controle Interno do Exército, General de Divisão Enéias.

O estágio contou com apresentações de autoridades, como o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira; o Secretário-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Leonardo Albernaz; e a Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).