Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Centro de Instrução de Operações no Pantanal deu início, em 30 de abril, a mais um Estágio de Operações no Pantanal para militares do Comando Militar do Oeste. Os treinamentos acontecem nas instalações do 17º Batalhão de Fronteira, localizado em Corumbá (MS).
Objetivos e estrutura do treinamento
Durante o Estágio de Operações no Pantanal, oficiais e sargentos são treinados para operar no complexo ambiente pantaneiro. O programa tem duração de 572 horas, divididas nas fases Vida no Pantanal, Técnicas Especiais e Operações em Ambiente Pantaneiro. O objetivo é capacitar os combatentes com técnicas e conhecimentos específicos para enfrentar um dos terrenos mais desafiadores do Exército Brasileiro.
Desafios do ambiente pantaneiro
O Pantanal apresenta diversos desafios para as tropas do Exército, como uma faixa de aproximadamente 300 km de fronteira, planície de inundação, clima tropical e outros fatores que influenciam no grau de complexidade das operações no bioma. O Coronel R1 Maurício Bachie Ferreira ressalta que as operações em ambiente pantaneiro aprimoram as técnicas de emprego e forjam os combatentes do Pantanal para enfrentar as adversidades em prol da manutenção da integridade territorial.
Histórico e tradição do Estágio de Operações no Pantanal
O Estágio de Operações no Pantanal teve início em 1998, com 13 militares que formaram a primeira turma. O Coronel da Reserva Valdemir de Freitas Guimarães, estagiário da primeira turma, escreveu a Oração do Guerreiro do Pantanal, em alusão aos desafios específicos do ambiente pantaneiro. Atualmente, o estágio ocorre duas vezes ao ano e já formou cerca de dois mil Guerreiros do Pantanal.
O Tenente da Reserva Fábio Ruzicki Conceição, instrutor no primeiro estágio e atual Inspetor de Polícia em São Lourenço do Sul (RS), relembra a experiência de criação do treinamento e destaca o esforço empreendido para capacitar os combatentes a proteger um ambiente tão sensível e inóspito como o Pantanal.
Oração do Guerreiro do Pantanal
Senhor!
Vós que fizeste do dilúvio
ressurgir a terra,
Criastes dessas entranhas
o PANTANAL.
Com insetos e espinheiros;
O perigo das matas;
O calor e a friagem;
As enchentes
e os segredos das águas.
Mas, Senhor,
só vós sois Deus
A última luz do universo
Transformai as forças da natureza
No poder
do seu próprio defensor
Fazei explodir a coragem
Multiplicar a força
e consolidar a fé.
Pois aqui, Senhor
Da mistura de lama e sangue
do passado,
Empunhando o aço
de divina têmpera
Criaste o GUERREIRO DO PANTANAL.
A subjugar o invasor
e o adverso.
PANTANAL!
(Autoria do Cel VALDENIR DE FREITAS GUIMARÃES)
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395