Esquadrão Falcão resgata homem com grave trauma em navio mercante

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 09 de maio, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), realizou o resgate de um homem de 54 anos que sofreu um grave trauma na região pélvica. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, a aproximadamente 230 quilômetros do litoral de Pernambuco.

Acionamento do Esquadrão Falcão pelo COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão Falcão após solicitação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) e do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO).

Procedimentos do resgate e transporte da vítima

O helicóptero H-36 Caracal decolou da Base Aérea de Natal às 12h35 com destino a Recife (PE) para realizar o resgate da vítima, que apresentava dificuldades renais e fortes dores. A equipe multidisciplinar da FAB, composta por dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho, três homens de resgate (SAR), uma médica e um enfermeiro, realizou a retirada da vítima do navio por meio do içamento com uso do guincho do H-36. Em seguida, o paciente foi transportado para a Base Aérea de Recife (BARF) e encaminhado ao atendimento hospitalar necessário.

Declaração do Comandante do Esquadrão Falcão

O Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, Comandante do Esquadrão Falcão, falou sobre o resgate, destacando a sinergia entre a tripulação em voo, os militares em solo, o SALVAERO e o SALVAMAR. O Comandante enfatizou a perícia e a coordenação necessárias para o êxito do resgate em navio e comemorou a missão cumprida, que resultou em uma vida salva.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas