O Esquadrão Coronel Ricardo Pavanello desempenhou um papel crucial no transporte de engenheiros do Ministério da Defesa para a vistoria de obras do Projeto Calha Norte. Este programa, focado no desenvolvimento civil e militar, é essencial para o avanço e a segurança na Região Norte do Brasil.

Inspeções em Jutaí-AM e Maraã-AM

As localidades de Jutaí-AM e Maraã-AM foram os focos das recentes vistorias, visando garantir o andamento e a qualidade das obras em andamento. Estas inspeções são fundamentais para o progresso das iniciativas de desenvolvimento na região, que têm um impacto significativo na vida das comunidades locais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apoio Logístico do Esquadrão Coronel Ricardo Pavanello

O suporte logístico fornecido pelo Esquadrão Coronel Ricardo Pavanello demonstra a integração e a eficiência das Forças Armadas Brasileiras no apoio a projetos estratégicos nacionais. O transporte seguro e eficaz dos engenheiros é um exemplo da capacidade operacional do Esquadrão em atender às necessidades de missões críticas.

Projeto Calha Norte: Sinônimo de Desenvolvimento e Segurança

O Projeto Calha Norte, ao promover desenvolvimento civil e militar, representa um esforço contínuo do Brasil para garantir a segurança e o progresso na sua região mais ao norte. As vistorias realizadas contribuem para a eficácia e o sucesso deste programa vital.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).