Teve início, na segunda-feira (12), a etapa presencial da 3ª edição do Curso de Extensão de Logística e Mobilização conduzido pelo Ministério da Defesa (MD), com apoio acadêmico da Escola Superior de Guerra (ESG). As aulas ocorrem nas modalidades de Ensino a Distância (EAD) e presencial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na abertura, o Chefe de Logística e Mobilização do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, ressaltou a importância desse curso na capacitação de militares e civis, já que além dos conhecimentos advindos dos diversos assuntos afetos à logística militar de defesa, trata-se de oportunidade para troca de experiências e nivelamento dos conhecimentos da logística de mobilização. “Este Curso contribuirá sobremaneira para a interoperabilidade entre as Forças Singulares, bem como para o aprimoramento da doutrina da logística conjunta”, enfatizou o Oficial-General.

Alexandre Manfrim-6.jpg

A primeira fase, em EAD, foi ministrada entre 5 a 9 de julho. Já o módulo presencial vai até 23 de julho. O Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização, Brigadeiro Gilson Alves de Almeida Junior, destaca que as atividades presenciais seguem todos os protocolos sanitários necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Em três semanas de capacitação, os 27 estagiários vão explorar assuntos como Mobilização Militar e Nacional; Ciência, Tecnologia e Inovação de Defesa, Aquisições Conjuntas, Projetos Estratégicos das Forças Armadas, Ciclo de Vida, Catalogação de Produtos de Defesa, Saúde Operacional, e Defesa Alimentar, entre outros temas.

Alexandre Manfrim-13.jpg

Doutrina

Em Brasília, o curso foi oferecido, pela primeira vez em 2019, para promover a evolução da doutrina de logística conjunta e fomentar a interoperabilidade entre as Forças Singulares.

O Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço realizou a abertura do Curso, que também contou com a participação do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o Vice-Chefe de Operações Conjuntas, Major-Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, o Vice-Chefe da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Major Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, o Major Brigadeiro do Ar da reserva Jaime Rodrigues Sanchez, o Subchefe da Logística do EMA, Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes, o Subchefe de Integração Logística (SUBILOG), Contra-Almirante Bruno de Moraes Bittencourt Neto, o Subchefe de Organismos Internacionais (SCOI), Contra-Almirante Carlos Augusto Chaves Leal Silva, e o Subchefe de Coordenação de Logística e Mobilização (SUBCLM), Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Júnior.

Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).