A Escola Superior de Guerra (ESG) participou do lançamento do livro “Desafios y Amenazas a la Seguridad en América Latina”. A Escola colaborou com um capítulo de autoria do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da ESG, Professor. Dr. Jacintho Maia Neto, intitulado “La Gestión Estratégica de Defensa em la América Latina”. O capítulo realiza uma revisão do termo “Gestão Estratégica” (GE), apresentando um caminho para que o ambiente da Defesa possa incorporar os conceitos da GE em seus planejamentos de alto nível. Para tanto, faz uma análise dos documentos de defesa de 10 (dez) países da América Latina.

O livro é uma publicação conjunta do Centro de Estudos Estratégicos do Exército do Peru, do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry e do Instituto de Estudos Estratégicos do U.S. Army War College.

Acesse a versão PDF por meio do link:

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

 https://ceeep.mil.pe/2022/12/12/desafios-y-amenazas-a-la-seguridad-en-america-latina/

Fonte: PPGSID da ESG

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).