No dia 21 de dezembro, Coronel Ricardo Rodrigues Freire, integrante do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias da Escola Superior de Guerra (ESG), representou a Escola no webinar “Seguridad Nacional: un desafío estratégico”, abordando o tema “A Segurança Nacional sob o ponto de vista do Brasil”.

O evento foi desenvolvido em duas jornadas consecutivas e contou com a participação de conferencistas de Argentina, Chile, Colômbia, Equador e México.

Em sua apresentação, Coronel Freire destacou a evolução do conceito de Segurança ao longo da história, comentando a imperiosidade da precisão conceitual para o desenvolvimento de políticas e estratégias relacionadas à Segurança Nacional.

Também destacou que a preocupação com segurança remonta às origens da humanidade e abordou os complexos problemas securitários que passaram a afligir o sistema internacional nos tempos pós Guerra Fria. E ainda expôs um panorama geral sobre a visão oficial do Estado brasileiro acerca da Segurança Nacional e discorreu sobre as definições de Segurança Nacional e segurança externa e interna utilizadas no país.

Em sua conclusão, destacou a necessidade da participação efetiva de toda a sociedade e dos poderes constituídos no trato do tema, posto que as questões de segurança afetam diretamente o grau de liberdade a ser usufruído pelos cidadãos.

Após a conferência, o Coronel Freire se colocou à disposição da assistência e respondeu, juntamente com os demais conferencistas, as diversas questões trazidas por debatedores de diferentes países, com destaque sobre os assuntos relacionados à inteligência estratégica aplicada à segurança internacional e à pandemia do COVID-19.

Esta edição do webinar foi uma iniciativa conjunta da Cámara Argentina de Profesionales en Seguridad Integrada (CAPSI) em conjunto com a Fundación Argentina Global e a íntegra das conferências encontra-se disponível abaixo

YouTube video
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui