No dia 23 de novembro, o Tenente-coronel de Artilharia Ilmar Ubiratan Salgado Luzia, do Exército Brasileiro, concluiu o curso de Estado-Maior e o mestrado em Segurança e Defesa na Escola Superior de Guerra da Colômbia (ESDEGUE), devendo prosseguir na missão por mais um ano, agora como instrutor da escola. A tese de mestrado do Tenente-coronel Ubiratan foi considerada trabalho meritório e constituirá capítulo do livro “Poder e Estratégia” da ESDEGUE.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Escola Superior de Guerra da Colômbia fornece educação de nível superior para militares das três Forças Armadas da Colômbia e oficiais militares internacionais. O Curso de Estado-Maior é um programa de graduação de dez meses e tem como objetivo capacitar os militares das Forças Armadas como condutores operacionais, comandantes e membros do Estado-Maior, competentes no planejamento e condução de missões táticas, administração de recursos e na promoção e aplicação dos direitos humanos, com uma visão conjunta da arte militar.

O mestrado de segurança e defesa tem como objetivo formar analistas e assessores de alto nível na área de segurança e defesa nacional, capazes de orientar a tomada de decisões e a implementação de políticas públicas em nível estratégico.

A cerimônia de final de curso para os oficiais internacionais foi presidida pelo Comandante Geral das Forças Militares, General Luis Fernando Navarro Jiménez, e contou com a presença de autoridades e convidados.

Fonte: Aditância do Brasil na Colômbia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).