A Escola Superior de Guerra (ESG) completa 71 anos nesta quinta-feira (20), mas a comemoração no Campus Brasília ocorreu na manhã da quarta-feira (19). A solenidade militar alusiva à data foi presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. A cerimônia, com número restrito de participantes, seguiu as orientações de distanciamento social, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comemoração foi aberta pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. Ele relembrou a criação da Escola, em 20 de agosto de 1949, “sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino, após o Segundo Conflito Mundial e, diante dos prenúncios de uma nova ordem, apontados pelo início da Guerra Fria”.

O Comandante destacou a construção dos fundamentos sobre os quais o ensino e a pesquisa apoiariam-se e a contribuição de intelectuais civis à Instituição, a partir de 1951. Lembrou que, ao longo dos anos, a ESG “tornou-se reconhecido Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, onde são desenvolvidos e disseminados conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior na Administração Pública, em especial nas áreas de Defesa e Segurança”.

O Almirante explanou sobre a expansão das atividades da Escola com a materialização do Campus Brasília a partir de 2011, o que reaproximou a ESG do “centro político-administrativo do País, de forma a atingir o interesse estratégico do Estado, isto é, formar especialistas civis em assuntos de defesa”. Depois de ocupar instalações do Ministério da Defesa, em 2 de dezembro de 2019, a instituição de ensino ganhou local definitivo, ocupando as instalações que pertenciam anteriormente à Escola Nacional de Administração Pública. Em 3 de junho deste ano, a área foi incorporada ao patrimônio da Defesa.

Atualmente, a ESG conduz 11 cursos, sendo quatro no Rio de Janeiro, cinco em Brasília, um em São Paulo e um em Belo Horizonte. “O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e o Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) são ministrados, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Brasília, tendo como propósito preparar civis e militares, inclusive de outras nações, para o desempenho de funções de alto nível”, salientou o Comandante da Escola.

Ele ainda lembrou que os formados pela ESG têm contribuído “por meio dos seus conhecimentos, para o aperfeiçoamento dos processos de gestão e tomada de decisões, tanto na Administração Pública, como na iniciativa privada”. Para o futuro, o Comandante assegurou que, em breve, o Campus Brasília se tornará a Escola Superior de Defesa (ESD), “onde serão realizados vários cursos de interesse da Administração Pública, no âmbito dos três Poderes.” Ele finalizou o discurso assegurando que a ESG destaca-se como “centro de excelência nacional e de referência internacional, no ensino e na pesquisa”.

a430ff3d aaf3 48ec bbf1 30ddd74447f0

Ao dirigir-se aos presentes, o Ministro Fernando Azevedo enfatizou o papel da Escola, ao reunir civis qualificados e integrar militares das Forças Armadas para “somar conhecimentos, compartilhar visões, projetar tendências e modelar soluções para o Brasil. A ESG é um foro acadêmico de discussão para a Defesa do País”. O mandatário reforçou a importância dos ensinamentos repassados pela Instituição. “Aqui se discute como manter a capacidade de dissuasão, que é a arte de manter a paz e a estabilidade sem o uso da força. Aqui são prospectados os vetores de potenciais ameaças e antecipados os caminhos para neutralizá-los”, reforçou.

Ele lembrou que “discutir a defesa é uma atividade complexa em um País onde a memória coletiva não dimensiona os horrores de um conflito. Esta Escola emite os estímulos para a discussão da sociedade sobre o exercício do poder militar como organismo garantidor do ambiente seguro. Com isso, as pessoas têm assegurada a liberdade de fazer suas escolhas e de construir suas vidas”.

d144b42b 8c1d 47d5 931e a8b978f51c71

Após o pronunciamento do Ministro, houve imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias a diversos agraciados, entre instituições e personalidades que prestaram relevantes serviços à Escola. A condecoração foi criada em 1983, em homenagem ao Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG.

78b93576 cd0b 41c4 b031 a47c0ca4f4fa

A cerimônia também foi prestigiada pelo Ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Neto, pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente- Brigadeiro do Ar Raul Botelho, e pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de outras autoridades militares.

Com informações da ESG
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).