A Escola Superior de Defesa (ESD) recebeu uma comitiva do Colégio de Defesa Nacional do México na manhã de quarta-feira, 17 de maio. O grupo, composto por quatro oficiais generais, 46 militares e civis, passou pela ESD para conhecer sua história, instalações e cursos oferecidos para estrangeiros. A visita à escola faz parte de uma série de encontros que a comitiva mexicana realizou em instituições de Brasília e do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apresentação da Escola Superior de Defesa

79cb20b6 ae02 4e1d b11e f925031d326d

O Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Comandante da ESD, deu as boas-vindas aos visitantes, expressando a satisfação em receber uma escola congênere que, assim como a ESD, lida com questões de defesa. Em seguida, o General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche, Chefe do Departamento Acadêmico, realizou uma palestra sobre a ESD, enquanto o professor da escola, Cel R1 Thadeu Luiz Negrão, apresentou a Estratégia Nacional de Defesa (END) e a Política Nacional de Defesa (PND) do Brasil.

Fortalecimento das Relações Bilaterais e Tour pela Escola

b87e0787 6c16 425f 94fb 1a2c9b624721

Ao agradecer a presença da comitiva do Colégio de Defesa Nacional do México, o Comandante da ESD ressaltou a importância do estreitamento de laços entre as nações e a possível ampliação de tratativas em temas de defesa que possam ser relevantes para ambos os países. Encerrando a visita, a comitiva realizou um tour pelas instalações da escola, visitando o Bloco do Comando, a Biblioteca, as salas de aula e os alojamentos.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).