Escola Superior de Defesa promove evento para aprimorar ensino e pesquisa em Defesa

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A excelência no ensino de Defesa passa pela constante capacitação de seus profissionais. Com esse propósito, a Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, nesta segunda-feira (10), à Semana Pedagógica 2025, com o tema “Trilhando Caminhos para as Competências do Ensino de Defesa”. O evento reúne docentes, pesquisadores e especialistas da área para debater inovações tecnológicas, metodologias de ensino e estratégias voltadas à formação de profissionais da Defesa Nacional.

A importância da capacitação continuada no ensino de Defesa

O ensino de Defesa Nacional exige atualização constante para acompanhar as transformações estratégicas, tecnológicas e políticas que impactam a segurança global. A Semana Pedagógica da ESD é uma iniciativa essencial nesse contexto, proporcionando um espaço para troca de experiências, atualização de metodologias e aprofundamento de debates acadêmicos sobre o setor.

A capacitação continuada dos docentes garante que os cursos da ESD estejam sempre alinhados às demandas contemporâneas, preparando profissionais para atuar em áreas-chave como formulação de políticas de Defesa, estratégia militar e cooperação internacional. Além disso, o evento reforça a importância do intercâmbio acadêmico, promovendo parcerias entre instituições nacionais e internacionais, como universidades, centros de pesquisa e órgãos governamentais.

Durante a cerimônia de abertura, a Major-Brigadeiro Médica Carla destacou o papel da Semana Pedagógica na qualificação do corpo docente da ESD. “A semana pedagógica é um momento fundamental no calendário escolar; oportunidade de discutir tecnologias, estratégias e experiências para melhorar o processo de ensino”, afirmou.

O papel da ESD na formação de profissionais da Defesa

A Escola Superior de Defesa é uma instituição estratégica para a formação de civis e militares que atuam em diversas áreas da segurança e Defesa Nacional. Seu ensino vai além da formação militar, abrangendo aspectos políticos, sociais e tecnológicos que influenciam a formulação das políticas de Defesa do Brasil.

Neste ano, a palestra inaugural foi ministrada pelo Prof. Dr. Vinícius Mariano de Carvalho, do King’s College London, uma das principais referências acadêmicas no estudo da Defesa. Durante sua apresentação, intitulada “As Competências para o Ensino de Defesa”, o professor destacou que a Defesa não se restringe ao meio militar, mas envolve diferentes setores da sociedade.

“A Defesa não é apenas uma questão militar, mas envolve muitos atores que competem para a Defesa Nacional, principalmente para garantir que essas capacidades de Defesa estejam sempre atualizadas em termos de doutrina, de tecnologia e de pensamento”, ressaltou. Sua abordagem reforçou a importância de um ensino interdisciplinar e atualizado, capaz de preparar profissionais para os desafios geopolíticos do século XXI.

Os destaques da Semana Pedagógica 2025 e sua programação

Além da palestra inaugural, a Semana Pedagógica 2025 contará com uma programação diversificada, incluindo debates sobre novas tecnologias no ensino, estratégias pedagógicas para cursos de Defesa e a integração entre diferentes áreas do conhecimento para fortalecer a formação acadêmica.

Um dos momentos especiais do primeiro dia do evento foi a apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), sob a regência do Prof. Dr. Vinícius Mariano. A performance proporcionou uma reflexão sobre a relação entre cultura e Defesa, destacando como a arte pode desempenhar um papel importante na formação de profissionais da área.

Ao longo da semana, especialistas de diversas áreas compartilharão suas perspectivas sobre o ensino da Defesa, abordando temas como inovação metodológica, inteligência estratégica e a influência das transformações globais na segurança nacional.

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Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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