A Escola Superior de Defesa (ESD) lançou, em dezembro, a edição do Anuário de Artigos da turma do CAED de 2020, que reúne os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos. Os artigos produzidos abordam temas de interesse da Defesa Nacional. O Anuário, que está na sua 3ª edição (Turmas 2018, 2019 e 2020), tem por objetivo dar publicidade às pesquisas científicas realizadas pelos alunos do CAED; aumentar a visibilidade dos temas de Defesa, no âmbito da sociedade brasileira; e contribuir para consolidar o pensamento nacional nessa área.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A seleção é realizada, anualmente, por uma comissão avaliadora, composta por mestres e doutores, civis e militares, que realizam uma avaliação duplo cego, ou seja, submetem à avaliação sem que um saiba a do outro, para escolher os melhores trabalhos produzidos no CAED. O CAED de 2020 foi realizado no então campus Brasília da Escola Superior de Guerra.

A Turma, denominada Brasília 60 anos, foi composta por 54 militares, das três Forças, e 36 civis, servidores de órgãos da alta Administração Pública Federal. No link, a seguir, podem ser acessados os e-books das três primeiras edições do Anuário (2018, 2019 e 2020). Cada edição conta com cerca de 10 artigos científicos.

O Anuário de Artigos da Turma de 2021 já se encontra em edição final. Confira aqui.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).