Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) sagrou-se campeã da 52ª edição da NAE (Naval, Aeronáutica e Exército), jogos esportivos realizados entre as escolas preparatórias de formação de oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. A EsPCEx, que não vencia esses jogos desde 2012, conquistou os troféus do atletismo, basquetebol, esgrima, orientação, tiro esportivo e voleibol. A competição ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), sediada em Barbacena (MG), no período de 26 a 30 de setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No atletismo, os alunos da EsPCEx venceram diversas provas, como: arremesso de disco, lançamento de dardo, 100 m rasos, 200 m rasos, 800 m rasos, revesamento 4×100 m rasos e 4×400 m. Para a escola, que não vencia a modalidade de atletismo desde a 28ª edição da NAE, há 26 anos, o desempenho no atletismo foi um feito histórico.

O principal objetivo da competição é desenvolver a integração das Forças Armadas, estimulando a camaradagem, a fraternidade e a cooperação, proporcionando um ambiente salutar entre as Forças Armadas brasileiras. Entre os alunos, o objetivo é incentivar o desporto, a formação do espírito de corpo e a determinação em superar seus limites.

Além de esportes tradicionais como o futebol, o vôlei, o basquete, a natação, o judô, o atletismo e o xadrez, os atletas disputam outras provas mais comuns no meio militar como a esgrima, a orientação, tiro esportivo e o o triatlo militar, que consiste em corrida, natação e lançamento de granadas.

A 52ª NAE deixou um legado de harmonia e disputa saudável entre os alunos das escolas de formação.

Fonte: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).