Nesta edição, o encontro abordou a Economia do Mar e o Poder Marítimo

A Escola de Guerra Naval (EGN) realizou, por meio do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC), a 2ª Jornada de Prospectiva em Defesa, que nesta edição abordou a Economia do Mar e o Poder Marítimo, nos dias 13 e 14 de maio. O evento virtual contou com palestras de convidados especialistas na área de Segurança e Defesa e apresentação de trabalhos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), da EGN. Foram ainda abordados temas referentes à relevância dos setores, atividades e atores da Economia do Mar, direta e/ou indiretamente relacionados ao Poder Marítimo, como a “Economia do Mar e Segurança Marítima”; “Amazônia Azul e Geopolítica”; “Gestão e Inovação Tecnológica”; “Poder Marítimo e a Marinha do Brasil”; dentre outros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizada em parceria com o Grupo de Estudos da Economia do Mar, a 2ª Jornada contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro . A primeira edição ocorreu em 2019 e constituiu-se em um marco de debates de cenários, reunindo as comunidades científica e acadêmica de Prospectiva e de Defesa. Gratuita e aberta à sociedade, a jornada tem como objetivos fomentar o pensamento e práticas de abordagem prospectiva, debater temas de interesse para as pesquisas e dar conhecimento sobre o progresso dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do LSC. A jornada contribui para o desenvolvimento de novas pesquisas baseadas nos estudos de futuro junto à rede de Segurança e Defesa.

As palestras gravadas podem ser vistas nos links:

Dia 13
https://www.youtube.com/watch?v=7KDgcpJZBcM

Dia 14

YouTube video

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).