Em 22 de novembro, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais realizou no auditório em Rio de Janeiro uma palestra sobre Empregabilidade e Empreendedorismo, direcionada aos militares da Guarnição da Vila Militar. O evento também marcou a entrega de Certificados de Conclusão de Curso a mais de 300 militares, como parte das ações do “Projeto Soldado-Cidadão”.

Diversidade de Qualificações Oferecidas

Os cursos de qualificação, oferecidos em parceria com a FAETEC, Sistema SEST SENAT e FIRJAN SENAI, abrangeram áreas variadas como Vigilância, Mecânica, Eletricidade, Pintura Predial, Manutenção de Ar Condicionado, Cozinha, Confeitaria, Pizzaiolo, Hotelaria, Padaria, Fotografia e Culinária Japonesa. Essa iniciativa visa proporcionar aos militares habilidades diversificadas para melhor inserção no mercado de trabalho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Reconhecimento

A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, e contou com a presença de outras autoridades militares de alta patente. A presença desses líderes ressalta a importância do evento para a comunidade militar.

Fomento à Educação Continuada

A partir de 28 de novembro, uma Unidade Móvel será instalada em frente ao Batalhão-Escola de Comunicações, oferecendo cursos de informática para duas turmas de jovens soldados. Essa ação reforça o compromisso das Forças Armadas com a educação contínua e a qualificação profissional dos militares.

Objetivos do ‘Projeto Soldado-Cidadão’

O “Projeto Soldado-Cidadão”, integrante do Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil e sob a responsabilidade do Ministério da Defesa, tem o objetivo de oferecer qualificação profissional aos militares temporários, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho após o término do Serviço Militar.

Mensagem Final:

“Fazendo História! Vencendo Desafios!” – Esta frase encapsula o espírito da iniciativa, demonstrando o papel fundamental das Forças Armadas na capacitação e preparação dos militares para desafios futuros.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).