A partir da direita: Sr. Pedro Miranda, Diretor da Indios Pirotecnia; Cel Armando Lemos, Diretor Técnico; Cel Marcio Schiavon, Coordenador de Certificação; Mirian Pereira, Executiva Comercial; Carla Amorin, Coordenadora de Planejamento, e Lauro Favoreto, Gestor de Qualidade

A equipe de Certificação de Produtos Controlados da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa) visitou, na última terça-feira (11), a Indios Pirotecnia, em Arujá (SP). A empresa é fabricante de sinalizadores de salvatagem, sinalizadores náuticos, fumígenos, munições menos letais e pirotécnicos.

A equipe, coordenada pelo Diretor Técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, foi recebida pelo Diretor da Indios, Sr. Pedro Miranda. O grupo apresentou à empresa o novo ambiente regulatório e as vantagens de fazer a certificação de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) por meio da ABIMDE.

A ABIMDE é acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e designada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército para certificar todo escopo da Portaria Nº 189-EME, DE 18 DE AGOSTO DE 2020.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre os PCEs que podem ser certificados pela ABIMDE estão armas de fogo, munições, coletes e capacetes balísticos, blindagens automotivas, armas e munições menos letais, espargidores de pimenta, explosivos e pirotécnicos.

“Enquanto OCP (Organismo de Certificação de Produtos), a ABIMDE possibilita que as empresas ligadas à BID tenham seus produtos certificados com maior rapidez, agilizando o lançamento de novos produtos no mercado, aumentando a competitividade da indústria”, afirmou Coronel Lemos.

A partir de setembro de 2022, todos os PCE importados terão que ser certificados, seguindo as mesmas normas aplicadas aos produtos nacionais, uma antiga reivindicação da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança). Este novo ambiente regulatório trará isonomia de tratamento dos produtos nacionais com os produtos importados.

Fonte: ABIMDE