Em uma importante ação de preservação ambiental e eficiência energética, o Comando Militar da Amazônia (CMA) está promovendo a instalação de uma planta fotovoltaica na região da Cabeça do Cachorro, em São Gabriel da Cachoeira-AM. O projeto visa fornecer energia limpa, sustentável e de baixo impacto ambiental para a comunidade indígena Baniwa, localizada nas proximidades da fronteira entre Brasil e Colômbia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), uma instituição financiada pela usina elétrica de Itaipu, reconhecida por suas pesquisas e projetos inovadores. Os equipamentos para a instalação da planta foram adquiridos por empresas parceiras e adaptados no PTI para atender às necessidades da região amazônica.

Transporte dos Equipamentos e Início da Operação

WhatsApp Image 2023 06 23 at 212619 1

Os equipamentos para a instalação da planta fotovoltaica já estão a caminho de São Gabriel da Cachoeira. O transporte foi iniciado em Foz do Iguaçu e seguirá até Manaus, de onde serão transportados até a comunidade Baniwa. A previsão é que o projeto esteja em pleno funcionamento até o final de julho, garantindo energia elétrica constante para a comunidade, inclusive durante a noite.

Acompanhe a Ação Transformadora nas Redes Sociais

Fique por dentro dessa ação transformadora! Siga o Comando Militar da Amazônia nas redes sociais e acompanhe de perto o progresso da instalação da planta fotovoltaica na comunidade indígena Baniwa. Juntos, estamos levando energia limpa e sustentável para o coração da Amazônia!

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).