A energia nuclear tem sido um tema de destaque no cenário global, e o Brasil não fica atrás. Graças à Frente Parlamentar da Energia Nuclear (FPN), o país está dando passos largos para compreender e aproveitar o potencial dessa fonte energética. Mais do que apenas energia, o setor nuclear tem aplicações estratégicas que podem colocar o Brasil em uma posição de destaque mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reconhecimento Global e Potencial Inexplorado

WhatsApp Image 2023 10 12 at 21.06.26 1

O Brasil já é reconhecido como o oitavo maior produtor de urânio do mundo. Mas o potencial é ainda maior: temos a capacidade de estar entre as cinco maiores reservas globais. Isso não é apenas um número. Significa que o país tem empresas robustas e com capacidade tecnológica diferenciada, criadas especificamente para atender ao Programa Nuclear Brasileiro. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e dedicado da FPN.

Liderança Visionária e Parcerias Estratégicas

O Deputado Federal Julio Lopes, presidente da FPN, tem sido uma figura central nesse movimento. Sua dedicação e visão para o setor nuclear são inquestionáveis. Durante sua participação na 67ª CG da AIEA, em Viena, e em sua visita à França, o Deputado Lopes não apenas representou o Brasil, mas também estabeleceu parcerias estratégicas. Ele discutiu projetos como o término de Angra 3, a revitalização de Angra 1 e a construção de novos reatores nucleares de pequeno porte no Brasil, em colaboração com a França. Além disso, acelerou discussões para uma parceria entre a Oranos francesa e a INB brasileira, visando a mineração e exportação de Urânio.

Resultados Tangíveis e Agradecimentos

WhatsApp Image 2023 10 12 at 21.06.26 2

Os esforços do Deputado Lopes e da FPN já estão gerando resultados visíveis e rápidos. É esse tipo de liderança e visão que o Brasil precisa para avançar em setores estratégicos e garantir um futuro energético sustentável e inovador. A Nuclep e todos os parceiros envolvidos reconhecem e agradecem a dedicação incansável do Deputado pelo sucesso e desenvolvimento do setor nuclear brasileiro. Ele, sem dúvida, faz a diferença no cenário nacional e internacional.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).