Emirados Árabes firmam parceria com startup japonesa para enviar robô à Lua

blank

Por Kaique Lima

O governo dos Emirados Árabes Unidos firmou uma parceria com a startup japonesa de robótica lunar iSpace para enviar um robô à Lua já em 2022. Os planos são de construir o rover em um centro de pesquisa na capital do país, Dubai.

Enquanto o governo do país árabe dicará com a tarefa de montar o robô, a startup será responsável por levá-lo até o nosso satélite natural. O transporte deve acontecer em um foguete Falcon 9, da companhia espacial privada, SpaceX.

A iSpace também ficará com a tarefa de fornecer a tecnologia de comunicação para o projeto. O lançamento deverá acontecer no estado americano da Florida e a missão deverá atingir um ponto ainda inexplorado da Lua.

O foco da missão dos Emirados Árabes é de aprender mais sobre o solo lunar, a poeira presente no satélite e estudar os corpos sem ar, que são objetos espaciais sem uma atmosfera. Caso a missão seja bem-sucedida, colocará os árabes ao lado de Estados Unidos, Rússia e China como as únicas nações a pousar na Lua.

No momento, alguns outros países têm planos de alcançar nosso satélite natural, como Reino Unido e Japão. Além deles, a Rússia e os Estados Unidos planejam missões para voltar à Lua.

Próxima estação, Marte

blank
Primeira foto de Marte feita pela Hope Probe. Crédito: Divulgação

A missão dos Emirados Árabes na Lua é parte dos planos do país de colonizar Marte, que tem como data limite o ano de 2117. Para os cientistas, essa pode ser a pedra fundamental do projeto.

Em 2020, o país lançou com sucesso a missão Hope Probe, que enviou uma sonda para a órbita do Planeta Vermelho. A nação obteve sucesso, com a sonda atingindo Marte em fevereiro deste ano. Além disso, o primeiro astronauta nascido no Emirados Árabes foi enviado ao espaço em 2019.

Com informações do Olhar DigitalCNN Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui