filtros HEPA
Photographed by Adrian Pingstone (Wikimedia)
Com o objetivo de apoiar os clientes dos jatos ERJ 145, de 50 lugares, na busca por soluções para aumentar o grau de segurança dos passageiros e prevenir a potencial transmissão de vírus a bordo de aviões, a Embraer divulgou recentemente um Boletim de Serviços que permite aos operadores dessas aeronaves a instalação dos filtros HEPA de alta eficiência. Os kits dos primeiros 70 aviões já estão em montagem e deverão ser entregues até meados de dezembro.
“O foco da Embraer está sempre no nosso cliente, em como apoiá-lo e melhorar ainda mais o produto que está em operação. Neste sentido, pelo momento que estamos vivendo em todo o mundo, a certificação e a instalação dos filtros HEPA nos jatos ERJ 145 é uma solução indispensável que a Embraer desenvolveu para tornar ainda mais seguras as condições da cabine para os passageiros que utilizam as nossas aeronaves”, explica Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
Foram cerca de cinco meses e meio para desenvolver esta solução. Durante este período a Embraer selecionou o filtro e trabalhou nas etapas necessárias para criar o boletim de serviços, fabricando e comprando várias das peças necessárias para desenvolver os kits. Além disso, o estudo de instalação para os jatos ERJ 135 e o ERJ 140 também deve ser concluído em breve.
Na maioria das aeronaves, a troca todo o volume de ar da cabine de passageiros ocorre de 20 a 30 vezes por hora, o que é mais frequente do que a troca do ar em um escritório e de cinco a seis vezes mais que em hospitais. Os filtros HEPA, que são padrão em todas as versões das famílias de E-Jets e E-Jets E2 de aviões comerciais da Embraer, são extremamente eficientes, capturando 99,97% das partículas transportadas pelo ar e outros contaminantes biológicos, como bactérias, vírus e fungos.
Essa tecnologia também está disponível nos jatos executivos da Embraer, com os filtros HEPA sendo padrão nos jatos Praetor 600 e Praetor 500.
Outra solução preventiva foi a aprovação do uso de MicroShield360, um sistema de revestimento preventivo que, quando aplicado no interior das aeronaves, inibe continuamente o crescimento de micróbios nas superfícies. A combinação desses novos recursos com os já existentes equivale a um maior nível de proteção para os passageiros.
Fonte: Embraer
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).