Imagem: Embraer
A Embraer realizou a primeira conversão de um jato Legacy 450 em um Praetor 500 no Brasil. A aeronave foi entregue para um cliente não divulgado. A conversão foi efetuada no Centro de Serviços próprio da Embraer em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Com esta entrega, a Embraer já converteu um total de 20 jatos Legacy 450 em Praetor 500 na Europa, na América do Norte e agora no Brasil. Todo o processo de conversão é realizado nos Centros de Serviços próprios da Embraer.
O Praetor 500 possui um alcance impressionante e o melhor da categoria, capaz de voos sem escalas de 3.340 milhas náuticas. A aeronave é capaz de realizar voos diretos entre Manaus e Nova York ou Natal e Lisboa. Para viabilizar o aumento de alcance de 2.904 milhas náuticas do Legacy 450 para as 3.340 milhas náuticas do Praetor 500, várias modificações importantes foram feitas.
A fiação dos sensores de nível nos tanques de combustível foi substituída, as portas de abastecimento por gravidade em cima da asa foram reposicionadas, o sistema de medição de combustível foi realocado e as nervuras das asas foram reforçadas para suportar o peso adicional. Estes ajustes incluíram, também, atualizações nos sistemas de controle de voo, e um novo software de aviônica para o aclamado Collins Aerospace Pro Line Fusion.
Outros destaques da conversão são a instalação dos icônicos winglets do Praetor e a substituição dos placares e logotipos tornando oficialmente o Legacy 450 em um Praetor 500. Com o Praetor 500 vem uma combinação incomparável de tecnologia, conforto e desempenho. Em termos de tecnologia, o Praetor 500 apresenta o primeiro E2VS do segmento – um sistema que combina câmeras (EVS) que conseguem enxergar através de condições de visibilidade limitada e uma tela – HUD – localizada na altura dos olhos do piloto na qual as informações são projetadas. Além disso, é o único jato executivo de médio porte com controles completos de voo fly-by-wire e capacidade de redução ativa de turbulência.
A cabine de passageiros oferece muito conforto, sendo o Praetor 500 o único jato executivo de médio porte que possui uma cabine de piso plano com 1,83 metro de altura, piso de granito, uma galley completa e toalete a vácuo – tudo com o melhor espaço para bagagem da categoria. Quanto ao desempenho, a conversão para um Praetor 500 oferece um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR. Nenhum detalhe foi esquecido no jato médio mais inovador e tecnologicamente avançado do mundo.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).