Embraer apresenta KC-390 a líderes da OTAN nos EUA

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A presença do KC-390 Millennium na conferência ARSAG, um dos fóruns mais estratégicos do setor de defesa aérea, confirma a ascensão da Embraer como parceira global das grandes potências militares. Com a aeronave em solo americano e o CEO Bosco da Costa Junior debatendo frente a frente com executivos da Northrop Grumman e veteranos da US Air Force, o Brasil se firma como ator de peso na arena da interoperabilidade global.

Capacidade técnica do KC-390: desempenho, missão e interoperabilidade

O KC-390 Millennium não é apenas uma promessa — é uma plataforma operacional madura, com Capacidade Operacional Final já validada e comprovada. Trata-se de uma aeronave projetada para atender múltiplos perfis de missão com alta eficiência e baixo custo operacional. Seu desempenho superior permite operar em condições adversas, incluindo pistas curtas e não preparadas, clima severo e cenários de conflito.

Aviões KC-390 Millennium da Embraer em voo.

A flexibilidade do KC-390 o torna capaz de realizar reabastecimento aéreo, transporte logístico pesado, evacuação médica e lançamentos aeroterrestres — tudo isso com sistemas aviônicos de última geração e capacidade de integração com doutrinas OTAN. Sua arquitetura digital favorece atualizações constantes e permite a interoperabilidade com as forças armadas dos EUA e aliados, um diferencial estratégico na atual conjuntura internacional.

A diplomacia da Defesa: Embraer como ativo estratégico do Brasil

A Embraer aproveitou sua presença na ARSAG 2025 para mostrar mais do que tecnologia: demonstrou confiança internacional, prontidão industrial e credibilidade diplomática. O protagonismo de Bosco da Costa Junior no painel de abertura, ao lado de executivos de peso do setor aeroespacial norte-americano, reforça o posicionamento da Embraer como uma empresa capaz de dialogar de igual para igual com os principais fornecedores de defesa do mundo.

Neste sentido, o KC-390 Millennium torna-se também um instrumento de soft power brasileiro, consolidando o país como fornecedor confiável de soluções de defesa. Ao levar uma aeronave operacional ao solo americano e colocá-la à disposição de possíveis aquisições pelo Departamento de Defesa dos EUA, a Embraer alinha interesses técnicos com diplomacia econômica e militar.

KC-390 e o novo eixo da aviação militar global

Os dados não deixam dúvidas: o KC-390 Millennium está se tornando a principal escolha de países que buscam modernização sem dependência excessiva dos grandes conglomerados tradicionais. Já em operação no Brasil, Portugal e Hungria, a aeronave foi recentemente adquirida por Holanda, Áustria e República Tcheca, e selecionada por Suécia, Eslováquia e Coreia do Sul. Essa ampla adoção por membros da OTAN e aliados globais demonstra a confiança na proposta brasileira.

Mais que uma venda, cada contrato assinado representa um passo na redistribuição de influência na indústria militar global, onde países como o Brasil, com tecnologia soberana e produção escalável, passam a ocupar papel central. O KC-390 é, portanto, um símbolo dessa nova fase: multimissão, interoperável e geoestrategicamente relevante.

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Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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